"Sim, eu vi Tropa de Elite!
Sim, é tudo de bom que falam por aí e, sim, tem violência pra caramba!
Bom, não sou a favor da violência, mas acredito que o homem é fruto do meio em que está inserido e acredito que não há outra maneira de um policial extrair confissões cruciais de um traficante ou de algum de seus coadjuvantes se não pela tortura policial – no caso do filme, empregada sem sadismo, note que o coitado do Nascimento não se diverte com a merda que o circunda, pelo contrário, quer livrar-se dela. Do meu mundo quadrado e careta (não, eu não consumo drogas – nem as lícitas) confesso que não imputo ao diretor, aos produtores ou ao elenco culpa alguma.
Penso mais, penso que nenhum deles ‘inventou’ o pague-o-mal-com-o-mal, afinal, 1.780 anos A.C., o Código de Hamurabi já pregava isso. E, falando no elenco, o que é o Wagner Moura, minha gente?! Como ele se ‘descola’ de um Olavo Novaes e se atraca a esse Nascimento com essa dinâmica?! Lindo! Aplausos! Uma multidão deles! Mal posso esperar para vê-lo ‘gudunhado’ em Hamlet. E o André Ramiro? Quem é essa pessoa? Por que demorou tanto a trazer sua contribuição? Não consigo imaginar mais o cinema sem ele... Todos fantásticos! Aos responsáveis pelo casting e preparação de elenco minhas sinceras homenagens! Fabuloso.Minha voz é só mais uma na multidão: é o melhor filme do ano.
Outra coisa que me chamou muito a atenção foi o lance do filme mexer com a camada patrocinadora do tráfico: o consumidor de droga. Achei de uma verdade ‘visceral’ (desculpem pelo trocadilho) quando o Capitão Nascimento esfrega a cara de um usuário de maconha no rombo abdominal recém-aberto por um disparo de fuzil que um dos caveira fez num traficante. Era só um peixe pequeno, é verdade, mas era um soldado do tráfico. Quando o Capitão diz: “Quem matou ele foi você, que vem aqui consumir essa merda!” eu entendi porque o filme dói em tanta gente...
É preciso tomar partido. Ser de opinião.
É preciso omitir-se, corromper-se ou ir pra guerra.
Eu vou pra guerra. E você? O que faz?"
(Texto de Michele Verçosa, conheça melhor clicando aqui.)
Marcadores: Filmes
Adorei esse filme amiga..bjinhos!
oi Pathy, saudades amiga...
Olha,Feliz Ano Novo pra vc e que Deus te conceda neste novo ano muitas vitórias.
Bjs Jeo Costa